terça-feira, novembro 21, 2006

MICROSOFT



A Microsoft Corporation é a maior e mais conhecida empresa de software do mundo. Sendo processada continuamente por práticas de monopólio. Foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen com o objetivo de desenvolver e comercializar interpretadores da linguagem BASIC. Hoje a Microsoft é a empresa de tecnologia que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Para 2004 a empresa divulgou em seus balanços um investimento de US$ 6,9 bilhões.

A Microsoft produz hoje uma grande variedade de programas, incluindo sistemas operacionais (Microsoft Windows nas versões XP, Windows Vista, Server 2003 e CE), programas de escritório (pacote Office que contém Word, Excel, Outlook, Powerpoint, InfoPath, Project, OneNote, Visio, Publisher e Access), ambientes de desenvolvimento de programas (Visual Studio, Web Matrix, Microsoft Plataform Builder e Microsoft Target Designer) entre outros. A Microsoft também produz o navegador Internet Explorer e o sistema de comunicação instantânea MSN Messenger.

Além de produzir programas, a Microsoft atua no mercado de serviços on line (portal MSN, Hotmail), treinamento e equipamentos (produzindo periféricos como mouses, teclados e joysticks além do console de jogos eletrônicos XBox).

Em 1994, antes do lançamento do MS Windows 95, a empresa já havia sido processada por pressionar fabricantes de equipamentos a lançar seu produto apenas para a plataforma operacional MS Windows. Por tal ato a empresa foi multada em um milhão de dólares norte-americanos por dia até que cessasse as perseguições de que se referiram os pressionados.

A partir de 1998 a Microsoft foi envolvida numa disputa legal com o governo federal dos Estados Unidos a respeito do uso de prática ilegais com o objetivo de criação e manutenção de um monopólio na área de software. Este processo acabou em 2001 com o veredito de condenação da empresa, e a imposição de novas normas de conduta para o mercado de tecnologia. As evidências levantadas durante o julgamento contribuíram para aumentar junto ao público a percepção de que a empresa se utilizou de práticas anti-competitivas para alcançar a posição dominante que desfruta até hoje no mercado.

Muitos dos processos foram movidos por consumidores de 18 estados americanos, e não apenas por empresas, que acusaram a Microsoft de desrespeitar os direitos do consumidor. E após o pagamento de mais de 3 bilhões de dólares em indenizações a Empresa pôde continuar com seus negócios.

5 Comments:

At maio 20, 2013, Anonymous Anônimo said...

Howdy! I know this is sort of off-topic but I needed to ask.
Does running a well-established website like
yours require a massive amount work? I am completely new to
operating a blog however I do write in my journal everyday.
I'd like to start a blog so I can share my personal experience and views online. Please let me know if you have any kind of suggestions or tips for brand new aspiring bloggers. Thankyou!

My page ... Overnight Reputation Management

 
At maio 21, 2013, Anonymous Anônimo said...

I got this web site from my frіend who tοld me about thiѕ
web page and now this timе I am visiting this website and reading very informatіve
aгticles or reviews here.

Chеck out my web рage ... Arjun Kanuri

 
At maio 21, 2013, Anonymous Anônimo said...

Great delivery. Great arguments. Kеep up the gгeat spirit.



Hеre іs my webpage: Arjun Kanuri

 
At junho 03, 2013, Anonymous Anônimo said...

Аw, this waѕ an inсredibly nice pοѕt.
Ѕρending somе time and actual еffort to gеnеrаte а really gooԁ аrtiсlе… but whаt can I sаy…
I рut thingѕ off a lot аnd ԁon't seem to get anything done.

Also visit my web-site :: Lloyd Irvin

 
At junho 04, 2013, Anonymous Anônimo said...

At this time I аm gοing awаy tо do my bгeаkfast,
when haѵing mу breakfаѕt cоming oνer again to read further news.



Alsο vіsit my web-site; reputation management

 

Postar um comentário

<< Home